O dicas e Decorar e um blog sobre decoração de interiores e Artesanto. Aqui irá encontras ideias de decoração e dicas para a decoração de casas, dicas de como fazer artesanto, crochê, tricô, patchwork, decoupage, e muito mais.!
Artesanato

Crochê ou croché é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial, dotada de um gancho. Consiste em produzir um trançado semelhante ao de uma malha rendada.

Tricô é uma técnica para entrelaçar o fio (de lã ou outra fibra têxtil) de forma organizada, criando-se assim um pano que, por suas características de textura e elasticidade, é chamado de malha de tricô ou simplesmente tricô.


Patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. O patchwork é a parte superior ou topo do trabalho, já o trabalho completo é o acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido fundo, tudo preso por uma técnica conhecida como quilting ou acolchoamento.


Biscuit ou Porcelana Fria é a massa de modelar produzida a partir da mistura de amido de milho, cola branca para porcelana fria, conservantes como limão ou vinagre e vaselina. Este tipo de massa não precisa ser aquecida para que mantenha seu formato final de modelagem e seca em contato com o ar.


Decupagem (do francês découpage, derivado do verbo découper, recortar) significa, originalmente, o ato de recortar, ou cortar dando forma. Na indústria, indica um processo de fabricação de peças metálicas por recorte de superfície. Nas artes decorativas, um sistema de colagem de papel e papelão sobre objetos.

Sabonete ou sabões são utilizados para a higiene pessoal e lavar determinados objetos. São encontrados em tabletes, em pó ou em cremes. Em sentido restrito, existe uma grande diferença entre sabão, um detergente e um sabonete....




Our Newsletter

Subscribe to get latest news about site launch

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Chapisco




O chapisco faz parte do revestimento de uma parede, permitindo que outras camadas de massa adiram a essa mesma parede.

O Revestimento
O revestimento de uma parede é constituído por três camadas (chapisco, emboço e reboco).
- O chapisco é necessário para promover a aderência do emboço, evitando que o mesmo se solte.
- O emboço é a camada de regularização da superfície, não devendo ser superior a 2cm.
- O reboco tem pequena espessura, sendo uma camada fina que serve para preparar a superfície par receber o acabamento final, lixamento, tinta base e pintura.
O chapisco serve neste caso para promover uma melhor ligação entre as partes e evitar o descolamento. Quanto maior for o contato das argamassas com o substrato de superfície rugosa, melhor será a ancoragem e, portanto, uma boa resistência de aderência.

Fases do Revestimento
Todas as paredes e tetos devem receber uma camada de chapisco, qualquer que seja o acabamento, pois sem o chapisco, que é a base do revestimento, as outras camadas podem descolar e até cair. Em alguns casos, como em muros, esse pode ser o único revestimento.
Sobre o chapisco é aplicada uma camada de massa grossa ou emboço, para regularizar a superfície. E por último, vai a massa fina ou o reboco, que dá o acabamento final. Em alguns casos não é usado o reboco, por motivo de economia.
Deve-se efetuar a cura úmida do chapisco mediante a utilização de uma névoa de água, durante o maior período possível.

Antes da aplicação do chapisco deve ser feita:
- Limpeza da estrutura e da alvenaria
- Eliminação das irregularidades superficiais
- Remoção das incrustações metálicas
- Preenchimento de furos
- Pré-umedecimento
- Chapiscamento

Limpeza
O substrato deve estar firme, seco, curado e isento de óleo, graxa, pó, tinta, restos de desmoldantes ou compostos de cura. Para execução de chapisco sobre concreto, a limpeza deve ser rigorosa. Devem ser removidas as rebarbas, resíduos de concreto, pontas de arame e pontas de ferro. Resíduos de agentes desmoldantes devem ser completamente retirados através de lixamento/escovação e lavagem com jato de água.
24 horas antes da execução do chapisco recomenda-se aspersão de água em abundância.
Para blocos de concreto e cerâmicos e tijolos cerâmicos, recomenda-se a molhar toda a superfície antes da execução do chapisco. Não se deve efetuar a aplicação de qualquer revestimento sobre substrato com temperatura superior a 30º C. Neste caso, é indicado o prévio resfriamento com aspersão de água. As superfícies porosas devem ser umedecidas antes do início da aplicação.
ATENÇÃO: As recomendações acima são essenciais pois potencializam a aderência do chapisco.
O produto pode ser aplicado em estruturas de concreto (internas), blocos de concreto e cerâmicos e tijolos cerâmicos.

Como aplicar o chapisco
 O chapisco deve ser dado arremessando a mistura contra a parede com a colher de pedreiro com uma certa força de modo que que esta penetre e se fixe no substrato. 24 horas após feito o chapisco pode-se iniciar o emboço usando uma argamassa na proporção 1:5 de cimento: areia com 1/2 de cal ou um plastificante na proporção recomendada pelo fabricante.

Para o chapisco deve ser utilizada uma mistura 1:2 ou 1:3 de cimento: areia e a espessura do emboço deve ter no máximo 20 milímetros. Caso seja necessária maior espessura, dar duas ou mais camadas de 10 a 15 milímetros observando um tempo de cura (ideal é 7 dias) entre as camadas. A execução do revestimento pode ser simplificada pelo uso de argamassa industrializada. Essas argamassas são pré-misturadas pelos fabricantes e deve-se apenas acrescentar água no proporção definida na embalagem para uso na obra. Alguns desses produtos permitem o uso de uma camada única.

A camada de chapisco deve ser o mais fina possível:
1 lata de cimento
3 latas de areia fina
Rendimento por lata de cimento 30m² de parede
O chapisco será sempre exigido como base para revestimento de qualquer tipo de bloco, executado com argamassa no traço 1:3, empregando-se areia grossa.

Tipos de aplicação
Na preparação dos chapiscos recomenda-se evitar a utilização de cimento de alto forno (CP III) ou pozolânico (CP IV)
Pelo fato do chapisco ser aplicado em fina camada, ocorre rápida evaporação de água de amassamento, não havendo tempo para as reações de hidratação da escória e da pozolana.
Se os serviços forem executados corretamente, as três formas de aplicação, rolo, colher e desempenadeira, apresentarão bom desempenho quanto à aderência nas estruturas de concreto.

Aplicação com rolo
•Precisa-se de um maior controle durante a execução
•A superfície resultante deve apresentar uma textura rugosa, permitindo uma ligação eficiente da argamassa de revestimento ao substrato.

Aplicação com desempenadeira
•Deve-se verificar a formação dos cordões.

Aplicação com colher
•Importância da energia de impacto.

Cura do chapisco
O umedecimento do chapisco após primeiras horas de cura e nos 3 dias subsequentes ao da sua execução é muito importante, sendo indispensável durante dias quentes e/ou com presença de ventos. Este cuidado é importante para toda execução com material à base de cimento Portland, sendo o equivalente à cura no caso de concreto. O umedecimento não deve ser feito sobre a superfície superaquecida ou quando houver incidência de sol diretamente e  recomendável que seja realizado pela manhã e ao final do dia.
Este cuidado deve ser tomado independentemente do material sobre o qual o revestimento será aplicado.
A superfície acabada não deve receber jato d’água para não danificar o produto aplicado.
A execução correta dos revestimentos, especialmente quanto à execução das juntas, minimizará o possível aparecimento de defeitos de aplicação, como descolamentos, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.